terça-feira, 3 de março de 2009

Tommy Hilfiger

Tommy Hilfiger

A versatilidade de seus produtos agrada a jovens fãs de hip-hop e streetwear, mas também se encaixa no perfil de jovens mais “mauricinhos”, adeptos de um visual esportivo clássico. Suas roupas unem o moderno (com visual um pouco despojado) ao clássico. A TOMMY HILFIGER, traduz como poucas marcas o estilo de vida norte-americano em suas criações com predominância das cores vermelha, branca e azul, presentes no logotipo e em todos os produtos da marca.
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A história
Thomas “Tommy” Jacob Hilfiger, um jovem americano descendente de irlandeses, começou sua carreira no mundo da moda em 1969, aos 18 anos, quando ainda era um estudante, com apenas US$ 150 no bolso e 20 calças jeans tipo boca-de-sino no banco traseiro de seu Fusca. Oito anos mais tarde, já comandava uma rede de dez lojas de roupas e acessórios no estado de Nova Iorque, a People’s Place. Não demorou muito para começar a desenhar roupas que seus clientes não achavam em outras lojas. Na transição de empresário para criador de moda, em 1979, Tommy mudou-se para a cidade de Nova Iorque para se promover como estilista e desenvolver coleções próprias. Já na “Big Apple”, o estilista trabalhou para a Jordache durante alguns anos, até lançar a marca que leva seu nome, em 1985, de roupas masculinas e femininas.
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O talento do estilista para a publicidade foi decisivo para o sucesso da marca. A primeira campanha custou US$ 3 milhões e rapidamente atraiu o interesse do público e da mídia ao proclamar Tommy Hilfiger como “um dos quatro grandes nomes da moda masculina”, ao lado de Calvin Klein, Perry Ellis e Ralph Lauren. Em 1989 a marca expandiu a distribuição de seus produtos para o Canadá e Panamá. Depois de expandir sua equipe de distribuição e linha de produtos, ele e seus sócios, Silas Chou, Lawrence Stroll e Joel Horowitz, que compraram a TOMMY HILFIGER em 1989, abriram o capital da empresa em 1992. Com o dinheiro capitado a marca começou a diversificar sua linha de produtos, ingressando no mercado japonês.
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Nos anos seguintes, meias, cintos, camisetas, casacos, a linha de produto da TOMMY HILFIGER não parava de crescer. Até a metade da década de 90, o perfil de consumidor da TOMMY HILFIGER era semelhante, na época, ao de marcas como Calvin Klein - homens brancos, de classe média e meia idade. Mas quando o polêmico cantor de rap Snoop Dogg (na época, conhecido como Snoop Doggy Dog) apareceu vestindo uma camisa TOMMY HILFIGER no Saturday Night Live, popular programa de humor da televisão norte-americana, em 1994, jovens negros aderiram à moda e as vendas dispararam da noite para o dia. O fenômeno surtiu efeito até mesmo nas criações do estilista, que percebeu esse nicho e logo passou a desenhar roupas mais largas e casuais para suprir a demanda de consumidores ávidos pelo estilo streetwear (em uma tradução literal, “moda das ruas”).
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Nesta época a marca começou a inaugurar suas primeiras lojas próprias e seus outlets (lojas de desconto). A glória veio em 1995 quando o Tommy Hilfiger foi eleito estilista do ano pelo Council of Fashion Designers of América. Nos anos seguintes a marca ingressou na Venezuela, México, Chile, e em muitos países da Europa, além de lançar suas primeiras coleções femininas. Nesta altura, a TOMMY HILFIGER, já era uma marca global. A marca desembarcou no Brasil somente em 1998. Nos últimos anos a TOMMY HILFIGER continuou lançando novos produtos e ampliando suas linhas com introdução de outras marcas como H Hilfiger, Hilfiger Denim, etc.
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A linha do tempo
1992

Lançamento da coleção de meias para homens e meninos.
1993
Lançamento da linha de cintos e acessórios de couro, além da coleção de roupas para meninos de 8 à 20 anos.
Lançamento da coleção de roupas íntimas masculinas.
1995
Lançamento da coleção de robes (conhecidos no Brasil como roupão), roupas de golfe e o perfume Tommy Fragrance For Men.
1996
Lançamento da coleção feminina, do perfume Tommy Girl, roupas para crianças de 4 à 7 anos e da linha de óculos masculinos.
1997
Lançamento da linha de calçados para homens e meninos.
1998
Lançamento da coleção de cama, mesa e banho, além de óculos e calçados femininos.
Lançamento do perfume Hilfiger Athletics Fragrance for Men.
Lançamento da Hilfiger Denim, uma linha de roupas mais modernas e esportivas feitas em jeans.
1999
Lançamento do site na Internet (
www.tommy.com), além de introduzir no mercado a linha de cosméticos para o corpo e banho, e a coleção de bolsas femininas.
2000
Lançamento da coleção esportiva para adolescentes, biquínis e roupas íntimas para crianças.
2001
Lançamento da coleção de relógios unissex.
Lançamento do perfume masculino T for Him. A versão feminina seria introduzida no ano seguinte.
2004
Lançamento H Hilfiger, uma marca composta por roupas e acessórios mais clássicos e de preço elevado.
Lançamento do perfume feminino True Star, com uma campanha estrelada pela cantora Beyonce Knowles.
2005
Lançamento de seu comércio on-line.
2007
Lançamento do perfume Dreaming.
Inauguração da primeira loja Hilfiger Denim no SoHo em Nova York.
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Campanhas que fizeram história
O cantor e rockstar britânico David Bowie, conhecido como o “camaleão do rock” e dono de um inegável senso de estilo, assinou contrato com a TOMMY HILFIGER no final de 2003, para estrelar as campanhas da nova linha da marca, a H Hilfiger (linha mais clássica de roupas e acessórios), ao lado da mulher, a somaliana Iman, uma super modelo na década de 80. Era a primeira vez que os dois, casados desde 1992, apareceram juntos em uma campanha publicitária. As fotos foram feitas em Amsterdã pela prestigiada fotógrafa européia Ellen Von Unwerth, cuja marca registrada são as fotos em preto e branco, fugindo do padrão das imagens da “marca mãe”, sempre coloridas, com ênfase especial para as cores da bandeira norte-americana (azul, vermelho e branco).
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Os dados
● Origem: Estados Unidos
● Fundação:
1985
● Fundador: Tommy Hilfiger
● Sede mundial: New York City, New York
● Proprietário da marca: Tommy Hilfiger Corporation
● Capital aberto:
Não
● CEO: Fred Gehring
● Estilista:
Tommy Hilfiger
● Faturamento:
US$ 1.5 bilhões (estimado)

● Lucro: Não divulgado
● Valor de mercado:
US$ 1.6 bilhões (estimado)
● Lojas:
+ 200
● Presença global:
80 países
● Presença no Brasil:
Sim ( 9 lojas)
● Funcionários:
5.800
● Segmento: Vestuário

● Principais produtos:
Calças jeans, roupas esportivas, acessórios, perfumes
● Ícones: As cores vermelha, branca e azul
● Website: www.tommy.com
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A marca no mundo
Atualmente os produtos da marca TOMMY HILFIGER podem ser encontrados nas melhores lojas de departamento do mundo, além das mais de 200 lojas próprias localizadas em cidades como Londres, Tóquio, St. Tropez, São Paulo, Cidade do México e Hong Kong, com uma linha composta por mais de 40 produtos.

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