Adidas
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A marca foi registrada somente em 18 de agosto de 1949. O nome deriva de “ADI”, apelido de Adolph, e “DAS” iniciais de seu sobrenome Dassler. A busca por uma imagem que chamasse a atenção, para tornar seus calçados mais reconhecidos à distância, culminou com o famoso design das três listras, que foram acrescentadas como marca registrada no ano seguinte, surgindo assim um dos logotipos mais famosos do mundo. A conquista do Campeonato Mundial de Futebol de 1954 pela Alemanha selou definitivamente o sucesso da ADIDAS: na legendária partida final contra a Hungria, conhecida como “a batalha de Berna”, os jogadores da seleção alemã calçavam chuteiras com travas removíveis desenvolvidas por Adi Dassler. As três listras se popularizaram em 1962, quando foram aplicadas em calças e agasalhos fabricados pela empresa. Fundindo-se com o grupo Salomon, em 1997, após uma fase de fracassos financeiros, a Adidas-Salomon passou a congregar a maior variedade do mundo em artigos esportivos, que são vendidos sob diferentes marcas, em um total de 600 modelos de sapatos e 1.500 peças de confecção. Em 2005 a ADIDAS deu um grande passo para tentar recuperar o mercado mundial de equipamentos esportivos ao comprar a americana Reebok por US$ 3.5 bilhões. No ano seguinte executou outra manobra ousada ao pagar cerca de US$ 400 milhões para ser patrocinadora oficial da liga de basquete americana (NBA). Em 2008, a ADIDAS inaugurou uma gigantesca loja com 3.170m² distribuídos por quatro andares, a maior da marca alemã, na cidade chinesa de Pequim, que servirá de modelo para futuras lojas nas principais capitais cosmopolitas do mundo. Somente na China a marca alemã possui 5.000 em 500 cidades.
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A linha do tempo
1952
● Introdução das primeiras malas esportivas.
1957
● Introduz a primeira chuteira em couro de canguru e solas com ar.
1960
● Em comemoração ao Jogos Olímpicos de Roma, a ADIDAS lança o tênis de treinamento ROM, que se tornaria um dos maiores símbolos da marca, sendo produzido até os dias de hoje em quantidades muito pequenas.
1963
● Começa a produzir bolas de futebol.
1964
● Introdução do Tokio 64, tênis de atletismo mais leve da época, pesando apenas 135 gramas cada.
1967
● Introduz a primeira linha de roupas esportivas com as tradicionais três listras.
1968
● ADIDAS GAZELLE. Um tênis de treinamento que se tornou um dos maiores sucessos e ícone da marca alemã. Atualmente é um símbolo de status.
1972
● O tradicional chinelo da ADIDAS chamado ADILETTE é introduzido no mercado, tornando-se um dos maiores clássicos da empresa.
1974
● Lançamento das primeiras raquetes de tênis.
1988
● Introdução do revolucionário sistema TORSION, utilizada até hoje na produção de muito modelos. O sistema proporciona estabilidade e controle dos movimentos da parte da frente do pé e do calcanhar.
1991
● ADIDAS EQUIPAMENT. Uma linha de produtos esportivos profissionais contendo calçados e roupas.
1994
● PREDATOR. Chuteira que logo se tornou um grande sucesso no meio futebolístico e um dos produtos de maior sucesso da poderosa marca alemã.
1994
● PREDATOR PRECISION. Chuteira revolucionária introduzida durante a EUROCOPA. Cerca de 25% dos gols da competição foram marcados por atletas que utilizavam esse modelo de chuteira.
2001
● ADIDAS ORIGINALS. Uma linha composta por jaquetas, tênis, agasalhos e bolsas, produzida entre as décadas de 20 e 80, e relançada com novos desenhos e interpretações, que se tornou carro-chefe da onda retrô, e também uma verdadeira mina de ouro para a marca, respondendo por cerca de 15% das receitas globais da empresa. São peças decoradas com as indefectíveis três listras e o logotipo em forma de trevo.
● ADIDAS ORIGINALS STORE. As duas primeiras unidades foram inauguradas nas cidades de Berlim em setembro e Tóquio em dezembro, para vender os produtos “fashion” da marca. A loja se tornou um sucesso em cidades antenadas com a moda como Barcelona, Milão, Nova Iorque, Amsterdã, Londres, São Paulo, Miami, Seul e Hong Kong. Atualmente existem mais de 150 unidades.
2003
● ADIDAS JetConcept. Revolucionário tecido empregado no maio de corpo inteiro para nadadores profissionais que diminuía a resistência da água em relação ao corpo. O produto ganharia enorme visibilidade com o nadador Ian Thorpe que utilizou a vestimenta no campeonato mundial realizado em Barcelona onde conquistou três medalhas de ouro, uma de prata e outra de bronze.
2004
● PREDATOR PULSE. Em comemoração ao décimo aniversário da chuteira é introduzido o modelo PULSE, considerada a mais avançada chuteira para a prática do futebol já desenvolvida com seu exclusivo sistema que otimiza a distribuição de massa.
2005
● ADIDAS a1. O primeiro tênis inteligente do mundo. Possuía na sola um microprocessador, capaz de fazer 5 milhões de cálculos por segundo. O tênis sabia onde pisava: um sensor instalado na parte inferior do calcanhar verificava a inclinação do solo, o tipo de superfície (cimento, madeira, terra, areia) e enviava esses dados ao chip, que, então, ajustava o amortecimento do tênis de acordo com o impacto. O tênis foi considerado a grande invenção de artigos esportivos da última década, e mesmo com seu sistema computadorizado pesava apenas 425 gramas. Mas o preço não era nada leve. Aqui no Brasil, chegou á custar R$ 1.000. Por isso mesmo, a ADIDAS restringiu a produção a 10.000 unidades.
● Introdução da linha de roupa feminina, no estilo esporte/fashion, assinada pela estilista Stella McCartney.
2006
● ADIDAS +F50 TUNIT. Chuteira que tinha três opções de cravos, duas de palmilhas e três de carcaças. Essa nova tecnologia revolucionária permitia que o jogador modificasse a qualquer momento o calçado, adaptando-o para qualquer tipo de campo, condição climática e estilo pessoal.
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A marca alemã inovou ao longo da história introduzindo tecnologias como: a³ (introduzida em 2002) um sistema de entressola, com elementos moldados independentes, projetados para amortecer, direcionar e impulsionar os pés a cada passo; a tecnologia ClimaCool (introduzida em 2002) que consistia em produtos com ventilação de 360º; e a a², um sistema de gerenciamento de energia, que amortece, orienta e impulsiona o pé proporcionando a passada perfeita.
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As bolas
A marca vem desenvolvendo bolas de futebol profissional desde 1963, quando a maioria delas era marrom, pesada e dura ao chutar. A primeira bola produzida chamava-se Santiago. As bolas ADIDAS se tornaram tão famosas quanto a própria marca graças a Copa do Mundo. Em 1966, a empresa alemã já estava em posição de apresentar uma nova bola com 32 gomos à FIFA na disputa para fornecer a bola oficial da Copa do Mundo na Inglaterra. Infelizmente para a empresa, o modelo inglês acabou sendo o escolhido para o torneio realizado na terra natal do futebol. Quatro anos mais tarde, em 1970, o sonho foi realizado, quando a empresa forneceu a Telstar (feita totalmente em couro e 32 gomos costurados à mão) como sua primeira bola oficial de jogo em uma Copa do Mundo da FIFA. A Telstar, cujo nome origina-se de “Estrela da Televisão”, foi a primeira bola de futebol na cor branca com pentágonos pretos, o que era particularmente útil, já que a Copa foi a primeira a ser transmitida ao vivo pela televisão. A ADIDAS Tango, produzida para a Copa do Mundo da FIFA 1978, se tornaria um ícone do design futebolístico. Todas as bolas das cinco Copas do Mundo da FIFA seguintes, na Espanha, México (chamada Azteca), Itália (Chamada Etrusco), Estados Unidos (chamada Questra) e França (chamada Tricolore e primeira bola de futebol multicolorida) basearam-se no design da lendária Tango, até que a ADIDAS Fevernova mudou totalmente o estilo, para a Copa do Mundo realizada na Coréia/Japão em 2002. Para a Copa do Mundo da FIFA de 2006, a ADIDAS desenvolveu a melhor bola de futebol de todos os tempos, a +Teamgeist. Seu conceito completamente novo deve ficar à altura das exigências cada vez maiores dos grandes astros. A +Teamgeist é a primeira bola totalmente sintética e com apenas 14 gomos.
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O escândalo
A história da empresa apresentada em sua página oficial na Internet está incompleta. Talvez por que esteja indiretamente ligada a escândalos financeiros. Tudo começou após um período de sérios problemas depois da morte repentina do filho de Adolf Dassler, Horst Dassler, em 1987 aos 51 anos, quando a empresa foi comprada em 1989 por Bernard Tapie, famoso empresário que fez fortuna resgatando empresas quase falidas, desmantelando-as e vendendo-as parte por parte, por 1.6 bilhão de francos franceses ($320 milhões de dólares), dinheiro este originário de empréstimos. Ao assumir o comando da empresa decidiu mudar a produção para o continente asiático, onde a mão-de-obra era abundante e barata. Também contratou a cantora Madonna para divulgar a marca no mundo. Porém, em 1992, não conseguiu pagar os juros de seu empréstimo. Então, pediu ao banco Crédit Lyonnais para vender a empresa. Ao invés disso, o banco acabou comprando a ADIDAS, o que é normalmente proibido pelas leis francesas. Aparentemente, o banco estatal tentou fazer um favor a Tapie, tentando livrá-lo dos problemas, já que ele era um ministro de Assuntos Urbanos no governo francês. Esquecendo por que o banco realmente comprou a ADIDAS, Tapie mais tarde processou-o, porque se sentiu lesado pela venda. Em fevereiro de 1993, o banco vendeu a ADIDAS para Robert Louis-Dreyfus, um amigo de Bernard Tapie (e primo de Julia Louis-Dreyfus do seriado de TV Seinfeld). Robert se tornou o novo presidente da empresa. Ele também era presidente do time de futebol Olympique de Marseille, ao qual Tapie era intimamente ligado. O próprio Tapie foi à falência em 1994, sendo alvo de diversos processos, principalmente relacionado à manipulação de resultados no futebol. Condenado, passou 6 meses na prisão La Santé em Paris em 1997 depois de ter sido sentenciado a 18 anos. Robert Louis-Dreyfus foi muito bem sucedido administrando a ADIDAS até 2001. Admitidamente, seu grande segredo foi simplesmente copiar o que a Nike e a Reebok faziam.
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O Trefoil
No final da década de 1960 e início da década de 1970 problemas crescentes com falsificações de sua marca registrada fizeram Adi Dassler desenvolver um novo logotipo. Em 1972, nascia o famoso logotipo Trefoil (três folhas em francês), vindo a se tornar a marca registrada oficial da empresa, adornando cada um de seus itens de vestuário.
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O marketing
A estratégia de marketing da ADIDAS é muito dependente do patrocínio de grandes eventos esportivos como as Olimpíadas, Copa do Mundo de Futebol (onde a empresa pagou cerca de US$ 50 milhões para ser patrocinadora oficial), federações esportivas e atletas individuais. A empresa alemã gasta em média US$ 900 milhões em marketing, a maior parte disso em patrocínio, mas também em publicidade e outros tipos de comunicação. Nomes como Muhammad Ali, Franz Beckenbauer e Zinedine Zidane tornaram-se lendas das três listras, contribuindo para que a marca se tornasse o que é hoje.
Porém um episódio marcou a história da ADIDAS. Nas Olimpíadas de 1972, o nadador Mark Spitz estava a caminho de ganhar sete medalhas de ouro quando recebeu a visita de Horst Dassler, filho do fundador da empresa, na Vila Olímpica de Munique. Dassler pediu para o norte-americano usar a marca nas cerimônias de entrega de medalhas. O problema é que provavelmente os calçados ficariam cobertos pelas calças que os nadadores usavam. Dassler disse para Spitz carregar os sapatos na mão. O atleta ficou contagiado pelo entusiasmo de Dassler e segurou um par de ADIDAS Gazelle, quando acenou para a multidão. Spitz teve que se explicar depois ao Comitê Olímpico Internacional (COI), mas a marca ganhou enorme visibilidade com esse episódio. A partir deste momento o mundo sabia quem era a marca ADIDAS. Talvez a maior campanha publicitária da ADIDAS foi lançada globalmente em 2004 com o slogan “Impossible is Nothing” e estrelado por astros como o boxeador Muhammad Ali, o jogador de futebol David Beckham e o jogador de basquete Tracy McGrady. Atualmente a empresa distribui os uniformes das principais seleções do mundo, como Alemanha (US$ 298 milhões /10 anos), Argentina (€ 6 milhões/ano), China, México, Grécia, Japão, Paraguai, Nigéria, Dinamarca, África do Sul e Espanha, além de distribuir boa parte dos vestuários dos árbitros, chuteiras e bolas.
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Ainda no futebol, a empresa patrocina a FIFA e fornece material para grandes clubes do mundo como o Benfica, Milan, Real Madrid (US$ 29.6 milhões/ano), Bayern de Munique, Chelsea (US$ 21 milhões/ano), Liverpool, Bayer Leverkusen, Schalke 04, Ajax, Fluminense, Palmeiras, River Plate, Fenerbahçe, Galatasaray, Panathinaikos e Dínamo Kiev. Também possui uma constelação de craques patrocinados como os ingleses David Beckham, Frank Lampard e Steven Gerrard; os alemães Michael Ballack, Oliver Kahn e Lukas Podolski; o espanhol Raúl Gonzáles; os italianos Alessandro Nesta e Alessandro Del Piero; os brasileiros Kaká, Luis Fabiano, Juninho Pernambucano, Fred, Nilmar, Vagner Love, Anderson, Zé Roberto, Gomez, Liédson e Lúcio; o uruguaio Diego Lugano; os argentinos Lionel Messi, Javier Saviola e Riquelme; os franceses Djibril Cissé, David Trézéguet e Zindedine Zidane, entre outros atletas.
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Os slogans
Spirit of the games. (1984)
We're running serious. (1985)
Forever Sport. (década 90)
Performance shoes for runners. (1997)
Feet you wear. (1998)
Want to play? (2000)
I kiss football. (2001)
Impossible is Nothing. (2003)
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Dados corporativos
● Origem: Alemanha
● Fundação: 18 de agosto de 1949
● Fundador: Adolph Dassler
● Sede mundial: Herzogenaurach
● Proprietário da marca: Adidas AG
● Capital aberto: Sim (1995)
● Chairman & CEO: Herbert Hainer
● Presidente: Erich Stamminger
● Faturamento: €10.29 bilhões (2007)
● Lucro: €551 milhões (2007)
● Valor de mercado: €5.6 bilhões (fevereiro/2009)
● Valor da marca: US$ 5.07 bilhões (2008)
● Lojas: + 150 (Adidas Originals)
● Presença global: + 160 países
● Presença no Brasil: Sim (30 lojas)
● Funcionários: 31.400
● Segmento: Vestuário esportivo
● Principais produtos: Calçados e roupas esportivas, acessórios e equipamentos esportivos
● Outras marcas: Reebok e TaylorMade
● Ícones: O logotipo Trefoil e as três listras
● Slogan: Impossible is nothing.
● Website: www.adidas.com
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Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca ADIDAS está avaliada em US$ 5.07 bilhões, ocupando a posição de número 70 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
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A marca no mundo
Seus produtos são vendidos em mais de 160 países através de mais de 80 subsidiárias e mais de 6.000 lojas próprias. Além da sede mundial, localizada em Herzogenaurach, Alemanha, onde trabalham cerca de 2 mil pessoas, seus dois principais centros de desenvolvimento, localizados em Scheinfeld (perto de Nuremberg, também na Alemanha) e Portland (chamado de ADIDAS VILLAGE) nos Estados Unidos, empregam mais de 3 mil pessoas entre designers, engenheiros mecânicos e físicos. No mundo inteiro, a empresa tem 27 mil funcionários e fatura anualmente €10.29 bilhões. Cerca de 67% de seus produtos são produzidos na Ásia (onde concentra 22% da produção na China), 19% na América e 14% na Europa e na África.
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Você sabia?
● Atualmente, a ADIDAS é a segunda maior empresa de equipamentos esportivos do mundo, atrás da maior rival a Nike, e líder na Europa onde a marca americana é a segunda. No entanto, é a maior distribuidora de equipamentos esportivos para futebol com 40% do mercado mundial.
● Calçados feitos à mão para alguns nomes importantes, como David Beckham, ainda são produzidos na Alemanha.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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