Guess
A filosofia alto-astral da GUESS? é transmitida pela sensibilidade de seu design. Seu estilo celebra a forma humana, busca inspiração não apenas nos rostos espetaculares que enfeitam as fotos exclusivas de seus comerciais e catálogos, mas também nos homens e nas mulheres reais que constituem, de fato, sua verdadeira inspiração. A marca “glamorizou” o jeans e combinou com maestria a sofisticação e a qualidade do design europeu com a jovialidade e o sex appeal da moda norte-americana. Qualidade e atitude dão à marca uma característica única, do estilo casual ao chique urbano. Com um toque de talento internacional, o estilo puramente americano da GUESS? tem conseguido manter sua originalidade e conquistar clientes em todas as parte do mundo.
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A história
Os irmãos Armand, Georges, Maurice e Paul Marciano, sobrenome por trás do sucesso da GUESS?, nasceram em Marselha, no sul da França, uma região que cultivava a essência e o estilo da moda francesa, onde foram criados, junto dos pais e da irmã Jacqueline. Filhos de rabino, moravam em uma casa anexa à sinagoga e aproveitavam as horas de lazer participando de um grupo de escoteiros. A moda foi um acaso em suas vidas. No começo da década de 70, três dos irmãos trabalhavam em um bar em Saint Tropez (Paul era o DJ; Georges, o gerente e, Maurice, o barman). Foi então que Georges decidiu fazer gravatas de seda para ganhar um dinheirinho extra. Com isso, Paul começou a viajar a Paris com o porta-malas do carro lotado de gravatas e só voltava depois de vender todas. Aos poucos, o quarteto foi se aventurando a criar blusas femininas, vestidos, calças e finalmente jeans lavados, em 1976, novidade que viria a ser carro-chefe da marca e que tornou os irmãos Marciano pioneiros nesse conceito de produto nos Estados Unidos. Nessa época, os irmãos já tinham 20 lojas, de nome MGA (iniciais de Maurice, Georges e Armand), espalhadas pela França. Georges, que já foi cabeleireiro, sempre foi o homem das idéias e das estratégias e idealizou cada empreitada da família; logo, Maurice se encarregou de cuidar das finanças, Armand passou a supervisionar a produção e a distribuição e Paul tomou a dianteira na criação - inicialmente, apenas das campanhas publicitárias e, mais tarde, das coleções.
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Em outubro de 1977, os irmãos pisaram em solo norte-americano pela primeira vez, para uma viagem de férias. A estadia de dez dias no Beverly Hilton Hotel, em Los Angeles, foi esticada para um mês e meio. No entanto, demorou bem menos que isso para que os jovens franceses se apaixonassem pelas praias, pelo clima e pelas lindas garotas da Califórnia. Em três semanas, Georges e Maurice abriam duas lojas MGA nos Estados Unidos e, encarregados de encerrar os negócios na França, Armand e Paul mudaram-se definitivamente dois anos depois. Em 1981, combinando o amor do oeste americano com a sensibilidade européia, os irmãos fundaram uma pequena fábrica de calças jeans na cidade de Century City, estado da Califórnia. Era um estilo diferente, chique, forte e marcante. Os revendedores olhavam com desconfiança o jeans, mas os irmãos acreditavam e foram persistentes na introdução de seu produto no mercado. O jeans, batizado de Marilyn, era sexy, com estilo e atitude original. Ainda neste ano, a tradicional loja de departamento Bloomingdale’s aceitou finalmente vender duas dúzias desse jeans como um favor aos irmãos. Em poucas horas todas as peças foram vendidas, e, da noite para o dia, os jeans viraram objeto de desejo. Surgia definitivamente a marca GUESS?.
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O nome GUESS? surgiu por inspiração de Georges, quando os quatro irmãos passavam, a caminho do trabalho, por um outdoor da rede McDonald’s com os dizeres “Guess what’s in the new Big Mac?” (“adivinhe o que há de novo no Big Mac?”), com destaque para “guess”, em letras bem grandes. O número dentro do triângulo do logotipo da marca representa o número da sala do primeiro escritório da empresa.
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O principal trunfo da marca, na época, ficou por conta das técnicas pioneiras de lavagem com pedra pomes italiana, que deixava o jeans com aspecto “detonado”. Atualmente, cerca de 30 pessoas estão envolvidas na produção de uma única calça da marca. Durante esta década a coleção não seguia nenhuma tendência. Em 1984 a linha masculina é lançada e o jeans da GUESS podia ser encontrado tanto para homem como para mulher. A marca viu seu faturamento em vendas crescer de US$ 6 milhões em 1982 para US$ 600 milhões em 1996. Nesta época, a GUESS? expandiu sua linha de produtos introduzindo relógios, perfumes, sapatos, calçados esportivos, bolsas, entre outros itens, além de inaugurar inúmeras lojas próprias. Na década de 90, a marca se expandiu para inúmeros países começando sua escalada para internacionalização.
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A linha do tempo
1984
● Lançamento da primeira linha de relógios.
● Lançamento da Baby GUESS?, linha composta de acessórios e roupas para bebês.
1988
● Lançamento da linha de tênis e sapatos, além da GUESS Parfum.
1989
● Lançamento da linha de óculos da marca.
1991
● Lançamento da GUESS Athletic, uma linha esportiva voltada para um público mais informal.
2000
● Inauguração da primeira loja GUESS? Kids, contendo ampla variedade de acessórios e roupas para crianças.
2002
● Lançamento de uma linha de lingerie e bolsas de mão.
2004
● Lançamento da linha feminina MARCIANO, que havia sido introduzida anteriormente com o nome GUESS Collection. A linha, composta por roupas e acessórios com preços mais caros, foi totalmente redesenhada, ganhou o novo nome e virou marca. Atualmente existem mais de 30 lojas nos Estados Unidos e Canadá.
2005
● Lançamento de seus primeiros perfumes.
2006
● Lançamento da linha masculina MARCIANO. A nova linha, com preços mais caros e peças mais finas, era totalmente desenvolvida e fabricada na cidade de Florença na Itália.
2007
● Lançamento da marca G by GUESS?, composta por roupas e acessórios com preço mais acessível. Atualmente existem quase 40 lojas da marca nos Estados Unidos.
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1984
● Lançamento da primeira linha de relógios.
● Lançamento da Baby GUESS?, linha composta de acessórios e roupas para bebês.
1988
● Lançamento da linha de tênis e sapatos, além da GUESS Parfum.
1989
● Lançamento da linha de óculos da marca.
1991
● Lançamento da GUESS Athletic, uma linha esportiva voltada para um público mais informal.
2000
● Inauguração da primeira loja GUESS? Kids, contendo ampla variedade de acessórios e roupas para crianças.
2002
● Lançamento de uma linha de lingerie e bolsas de mão.
2004
● Lançamento da linha feminina MARCIANO, que havia sido introduzida anteriormente com o nome GUESS Collection. A linha, composta por roupas e acessórios com preços mais caros, foi totalmente redesenhada, ganhou o novo nome e virou marca. Atualmente existem mais de 30 lojas nos Estados Unidos e Canadá.
2005
● Lançamento de seus primeiros perfumes.
2006
● Lançamento da linha masculina MARCIANO. A nova linha, com preços mais caros e peças mais finas, era totalmente desenvolvida e fabricada na cidade de Florença na Itália.
2007
● Lançamento da marca G by GUESS?, composta por roupas e acessórios com preço mais acessível. Atualmente existem quase 40 lojas da marca nos Estados Unidos.
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Propagandas que fizeram história
Paul Marciano é reconhecido pelo talento como estilista mas, mais que isso, pelo talento em criar campanhas publicitárias. Seus trabalhos influenciaram os rumos da propaganda e revelaram novos rostos que vieram a se tornar top models internacionais - como Eva Herzigova, Naomi Campbell, Carla Bruni (a atual primeira-dama francesa), a brasileira Adriana Lima, Claudia Schiffer e especialmente a francesa Laetitia Casta, além de atrizes como Drew Barrimore e Juliette Lewis. Até a fotógrafa alemã Ellen Von Unwerth, uma das favoritas de Paul Marciano, era pouco conhecida quando começaram a trabalhar juntos. Uma das mais marcantes campanhas da grife foi lançada em 1984 - foi a primeira vez que uma marca publicava em uma revista um anúncio com mais de dez páginas de fotos, em preto e branco, com cor apenas no logotipo, impresso em vermelho vivo. O second decade of Guess (em inglês, algo como “duas décadas de Guess”), livro lançado no vigésimo aniversário da marca, integra o acervo permanente de livros do Metropolitan, famoso museu de arte nova-iorquino, com uma compilação histórica das campanhas de Paul Marciano.
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Outra campanha polêmica aconteceu em 2004, quando a GUESS contratou a socialite Paris Hilton para ser o “rosto” da marca nas novas - e sensuais - campanhas publicitárias. A polêmica loira, herdeira da luxuosa rede de hotéis Hilton, ficou mundialmente famosa graças a vídeos indiscretos gravados pelo ex-namorado que, sabe-se lá como, foram parar na Internet, um ano antes. Por esse motivo, o ensaio fotografado por Ellen Von Unwerth provocou a ira da American Family Association, grupo norte-americano em defesa da moral e dos bons costumes, que exigiu a retirada das fotos de Paris que estavam no interior das lojas da GUESS?. Em resposta ao protesto, Paul Marciano nem se abalou: “se vocês não gostam das imagens em nossas lojas, por favor fiquem em casa. É simples assim”.
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Os slogans
Adventurous. Sexy. All-American with an International flair. (GUESS)
Sophisticated. Feminine. Unapologetically sexy. (MARCIANO)
Independent. Bold. Confident. Alive. Stylish. (G by GUESS)
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Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1981
● Fundador: Georges, Armand, Paul, e Maurice Marciano
● Sede mundial: Los Angeles, Califórnia
● Proprietário da marca: GUESS Inc.
● Capital aberto: Sim
● Chairman: Maurice Marciano
● CEO: Paul Marciano
Outra campanha polêmica aconteceu em 2004, quando a GUESS contratou a socialite Paris Hilton para ser o “rosto” da marca nas novas - e sensuais - campanhas publicitárias. A polêmica loira, herdeira da luxuosa rede de hotéis Hilton, ficou mundialmente famosa graças a vídeos indiscretos gravados pelo ex-namorado que, sabe-se lá como, foram parar na Internet, um ano antes. Por esse motivo, o ensaio fotografado por Ellen Von Unwerth provocou a ira da American Family Association, grupo norte-americano em defesa da moral e dos bons costumes, que exigiu a retirada das fotos de Paris que estavam no interior das lojas da GUESS?. Em resposta ao protesto, Paul Marciano nem se abalou: “se vocês não gostam das imagens em nossas lojas, por favor fiquem em casa. É simples assim”.
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Os slogans
Adventurous. Sexy. All-American with an International flair. (GUESS)
Sophisticated. Feminine. Unapologetically sexy. (MARCIANO)
Independent. Bold. Confident. Alive. Stylish. (G by GUESS)
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Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1981
● Fundador: Georges, Armand, Paul, e Maurice Marciano
● Sede mundial: Los Angeles, Califórnia
● Proprietário da marca: GUESS Inc.
● Capital aberto: Sim
● Chairman: Maurice Marciano
● CEO: Paul Marciano
● Presidente: Carlos Alberini
● Faturamento: US$ 1.74 bilhões (2007)
● Lucro: US$ 186.5 milhões (2007)
● Valor de mercado: US$ 1.6 bilhões (fevereiro/2009)● Faturamento: US$ 1.74 bilhões (2007)
● Lucro: US$ 186.5 milhões (2007)
● Lojas: 749
● Presença global: 70 países
● Presença no Brasil: Sim (3 lojas)
● Maiores mercados: Estados Unidos e Canadá
● Funcionários: 9.900
● Segmento: Vestuário
● Principais produtos: Roupas e acessórios, perfumes
● Ícones: O logotipo
● Slogan: Adventurous. Sexy. All-American with an International flair.
● Website: www.guess.com
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A marca no mundo
A marca GUESS?, que começou como produtora de jeans, atualmente possuí uma grande linha de roupas e acessórios para mulheres, homens e crianças, que são vendidos em mais de 700 lojas de departamentos, outlets, Internet e catálogo, além das mais de 740 lojas próprias da marca localizadas em mais de 70 países, inclusive três unidades no Brasil.
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