terça-feira, 3 de março de 2009

Armani Exchange

A invasão de Armani

André Brett, representante no Brasil das cobiçadas grifes Giorgio Armani, Dolce & Gabbana e Ermenegildo Zegna, sentou-se no chão e começou a desempacotar caixas e mais caixas que chegavam no estoque de sua empresa. Alinhadas umas ao lado das outras, elas traziam mais de 40 mil peças de roupas com a inscrição A/X. A cena aconteceu, na terça-feira 17 de outubro, em um prédio no coração da avenida Paulista, e, por mais simples que pareça, coroou negociações que duraram quase dois anos. Para quem não sabe, a A/X ou Armani Exchange é a linha de roupas mais básica no glamouroso universo do estilista italiano Giorgio Armani, que comanda um conglomerado com faturamento anual de 1,43 bilhão de euros. A novidade é que agora ela poderá ser encontrada no Brasil. “Vamos inaugurar duas lojas em novembro”, disse Brett à DINHEIRO. “Em três anos teremos dez pontos-de-venda.” A primeira loja, com um espaço de 366 m², será aberta em 24 de novembro no shopping paulistano Morumbi. A segunda, com uma área de 388 m² e inauguração prevista para o dia 29 do mesmo mês, dará as caras no shopping carioca Leblon. Em maio de 2007, abrirá a terceira no shopping Higienópolis, também em São Paulo. Os demais pontos serão espalhados em locais como Curitiba, Brasília e Campinas.

Armani exchange: grife chega ao Brasil para disputar o mercado da moda com marcas nacionais como Zoomp, Ellus, Forum e Triton.

O investimento, de acordo com analistas de mercado, é de R$ 4 milhões em cada ponto-de-venda. A estratégia de expansão da grife é extremamente ambiciosa. Mesmo sendo a marca mais acessível do grupo, a A/X é, sim, um rótulo de luxo. “O Brasil terá a maior operação na América do Sul”, diz Patrícia Gáia, diretora da Giorgio Armani no Brasil. A idéia é disputar mercado com marcas nacionais como Zoomp, Forum, Ellus e Triton. Mas com uma vantagem: a A/X carrega o DNA de Giorgio Armani. “Queremos transportar o prestígio de Giorgio para a A/X”, diz Brett. No Brasil, onde os consumidores não têm muito conhecimento das divisões do grupo Armani, a tacada tem tudo para dar certo. “O público que nunca usou uma peça da grife não consegue diferenciar as linhas”, diz Luciane Robic, diretora do Instituto Brasileiro de Moda. Esse é o grande trunfo do estilista de Piacenza no mundo da moda. Ele consegue segmentar cada marca para cada tipo de bolso sem perder a aura da exclusividade. No topo encontra-se Giorgio Armani, abaixo está Armani Collezioni, na intermediária vislumbra-se Emporio Armani e, por último, Armani Exchange. No fim, para os simples mortais, é tudo Armani.

Na ponta do lápis, contudo, não é bem assim. Enquanto uma calça da grife Giorgio custa cerca de R$ 1,3 mil, um modelo da A/X sai por R$ 350. “Os públicos são diferentes”, diz Viviane Martins Suhet, executiva contratada para cuidar da grife no Brasil. “O cliente da A/X é mais jovem.” Isso justifica o modo como a operação funcionará. Cada ponto de venda terá uma equipe de 30 vendedores que acompanharão os clientes do início ao fim de sua entrada na loja. “Será um self service monitorado”, diz Patrícia. “Não teremos um caixa fixo.” A descontração, característica atávica aos jovens, dará as cartas. Para a empresa é uma vantagem e tanto. Trata-se de seguir à risca o conceito do que analistas do universo do luxo chamam de masstige, uma contração das palavras inglesas mass (massa) e prestige (prestígio), que define o consumo em massa mas com o prestígio do luxo. Com isso, pode-se fisgar o consumidor na juventude e acompanhá-lo ao longo de sua vida com as mais diversas linhas. Aliás, a A/X nasceu dessa necessidade. Criada em 1991, ela foi concebida para brigar no mercado norte-americano com grifes de massa como a Banana Republic e GAP. Logo tornou-se fetiche entre os jovens americanos e espalhou-se pela Ásia e começa a ganhar mercado na América do Sul. Armani provou que, além de ser um estilista talentosíssimo, enxerga longe. “Estou empolgado com a expansão no Brasil”, diz Armani.

Emporio Armani:
marca cobra preços intermediários no mundo do luxo.

Giorgio Armani:
É o topo da linha com calças jeans que saem por R$ 1,3 mil.

A grife italiana é, realmente, um caso de sucesso no País. A primeira loja desembarcou por aqui há dez anos e hoje já somam, com os pontos que serão inaugurados, oito. Muito do sucesso se deve, principalmente, a André Brett. “Ele conhece muito bem o mercado”, diz Luciane Robic, do Ibmoda. O empresário, que começou a vida profissional enrolando tecidos na confecção do pai, a tradicional Vila Romana, foi o primeiro a trazer ícones internacionais ao País: Pierre Cardin, Christian Dior, Calvin Klein, Yves SaintLaurent, Giorgio Armani, Ermenegildo Zegna e Dolce & Gabanna. Ufa! São décadas desembrulhando caixas de roupas para serem vendidas nas lojas, como aconteceu na semana passada com os trajes da A/X, sem perder o ânimo. “Tive a Vila Romana e, com o Plano Collor, fui obrigado a vendê-la”, diz André. “Para mim é sempre um recomeço.”

A top brasileira Izabel Goulart conseguiu um feito inédito no mundo da moda: Ela será pela quinta vez a estrela da campanha da Armani Exchange!! Isso porque a grife vendeu na última estação o triplo do que planejaram, graças ao carisma e beleza da modelo!



As fotos da campanha serão lançadas dia 30 de maio, na Armani Exchange do Soho, em Nova York. O mais legal é que o cachê de Izabel e o dinheiro arrecadado no evento serão doados para o Centro de Pesquisas de Diabetes da Universidade de Miami!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário