terça-feira, 3 de março de 2009

Ralph Lauren

Ralph Lauren

Suas roupas combinam o estilo clássico e sofisticado com o despojado e esportivo. E em sua grande maioria carregam um símbolo de puro status: o cavalinho. Das roupas à decoração de interiores, na verdade, a assinatura de RALPH LAUREN sempre garante, mais do que moda, um estilo de vida.
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A história
O ano era de 1964, as gravatas eram estreitas e Ralph Lauren chamava a atenção pelas quais usava, que tinham 10cm de largura. Algumas lojas se interessaram pela novidade e ele, que não era um designer, mas tinha ótimas idéias, conseguiu convencer seu empregador a produzir algumas gravatas largas. Passo a passo, os pedidos foram aumentando: as gravatas, em seda italiana, custavam o dobro das outras, mas vendiam sem parar. Quando uma nova administração encarregou-se dos negócios da empresa, porém, a invenção de Ralph foi descartada. Ele se transferiu, então, para uma empresa maior, também de moda masculina, a Beau Brumell, que decidiu criar uma marca para as gravatas - e Lauren buscou inspiração no sofisticado jogo de pólo. A sofisticação, na verdade, sempre fora a sua meta. Desde adolescente, ele admirava a elegância natural do duque de Windsor, dos atores Cary Grant e Fred Astaire e da atriz Greta Garbo, pessoas que não precisavam exibir etiquetas para se destacarem. E quando viu que as portas do mundo da moda se abriam para ele, decidiu que suas roupas seriam, antes de tudo, sofisticadas. Depois de vender, em 1967, US$ 500 mil em gravatas, começou a produzir sua primeira linha de roupas masculinas, com os ombros naturais no estilo IVY LEAGUE. Clássica, mas contemporânea, a coleção foi um sucesso. Nesta época, 1969, já possuía uma loja (na verdade um espaço de exposição) dentro da luxuosa loja de departamento Bloomingdale’s.
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O emblema da POLO foi visto pela primeira vez em 1970 numa linha de roupas feminina. No ano seguinte a loja exclusivamente da marca foi aberta na chique Beverly Hills, tornando Ralph Lauren o primeiro estilista a abrir loja própria. Neste mesmo ano, chegava a vez das mulheres usarem RALPH LAUREN, começando pelas camisas e logo chegando a um guarda-roupa completo (suéteres Fair Isle; saias pregueadas; camisas sem gola; vestidos de veludo com gola de renda; calças e saias de flanela), inspirado nos trajes ingleses de montaria. Mas, desta vez, a reação não foi boa - tudo era lindo, mas parecia uma versão feminina das peças para homens. Em 1972 a famosa camisa pólo aparecia pela primeira vez com o símbolo da marca, podendo ser encontrada em 24 cores diferentes. A campanha publicitária “Every team has its color-Polo has 24” foi lançada nessa mesma época. Em 1977, porém, chegava a consagração do estilo feminino: Ralph Lauren criou o figurino que a atriz Diane Keaton usou no filme Annie Hall, de Woody Allen, e viu sua coleção feminina conquistar o mundo. Um pouco antes, em 1974, um outro filme havia dado fama internacional a Lauren - todo o guarda-roupa masculino de O Grande Gatsby, com Robert Redford como astro principal, foi criado por ele.
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Os anos 70, de fato, deram início a uma avalanche da grife, que passou a existir ao lado da POLO, com o lançamento de roupas infantis, perfumes, acessórios e, principalmente, sua home collection, uma linha de artigos para casa, de móveis antigos a lençóis, de delicados objetos de porcelana a preciosos tapetes orientais - tudo arrumado, nas lojas, de maneira tão elegante e ao mesmo tempo tão casual, que se tem a impressão de se estar numa casa cujo dono está bem ali, na sala ou no quarto ao lado. Em 1981 se tornou o primeiro estilista americano a abrir loja na Europa, mais especificamente na cidade de Londres na New Bond Street. A loja de Londres se tornou um grande sucesso, difundindo a marca pelo continente europeu. A loja de Paris foi inaugurada em 1986, tornado-o o primeiro estilista americano a possuir loja exclusiva na Cidade Luz.
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Elegante e luxuosa loja da POLO em Tóquio
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A linha do tempo
1972
Lançamento da linha de acessórios e calçados.
1978
A grife lançou sua coleção de colônias masculinas, entre elas a colônia pós-barba (Polo for Men After Shave Balm) e o famoso perfume POLO for Men, além da colônia feminina Lauren, sendo a primeira vez que um perfume masculino e um feminino eram lançados ao mesmo tempo. O sucesso do perfume masculino foi imediato e, mais de 25 anos após seu lançamento, POLO for Men (aquele acondicionado em um vidro verde) ainda possui fiéis seguidores, mantendo a liderança no mercado masculino de perfumes.
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Introduziu o estilo campestre: saias de brim usadas sobre camadas de anáguas de algodão branco; casacos franjados de camurça; cintos de couro; e blusas leves de mangas bufantes.
Lançamento da linha de roupa voltada para crianças, iniciando a longa tradição da marca neste segmento.
1980
Apresentou capinhas com capuz; blusas de linho com babados; camisas de madras, e saias rodadas, como parte de sua moda inspirada nos pioneiros americanos.
1982
Lançamento de uma linha de malas.
Inauguração do primeiro Outlet (POLO Ralph Lauren Factory Store) da marca na cidade de Lawrence no estado do Kansas, vendendo produtos com pequenos defeitos e fora de coleção.
1983
Lançamento da coleção de toalhas de banho, mesa, colchas, lençóis e papel de parede, sendo o primeiro estilista a lançar linha nesse segmento.
1990
Lançamento do perfume Safari na versão feminina. Depois do anúncio que o perfume tinha sido eleito “Perfume do Ano” nos Estados Unidos, as vendas do perfume no dia seguinte na Loja de departamento Bloomingdale’s alcançaram US$ 11 mil. A versão masculina seria introduzida dois anos depois.
1993
Introdução da marca POLO SPORT, voltada para o esporte e fitness, inaugurando a primeira loja no endereço 888 Madison Street em Nova York.
1994
Lançamento da marca Purple Label, uma linha de roupas clássicas no estilo inglês. A linha é composta por ternos, paletós, sobretudos, camisas sociais e calçados.
1996
Lançamento da versão feminina da marca POLO SPORT.
Lançamento da marca POLO Jeans Co., composta por uma linha casual para consumidores mais jovens. Atualmente esta marca se chama POLO Denim, sendo vendida basicamente em lojas de departamento.
1998
Lançamento da linha RLX, uma marca autêntica e especificamente técnica para esportes.
1999
A RALPH LAUREN compra por US$ 80 milhões a canadense Club Monaco, marca com linhas de roupa, objetos de decoração, acessórios e cosméticos voltada para pessoas modernas e jovens. Na época a marca tinha 56 lojas no Canadá e 13 nos Estados Unidos.
Lançamento da marca Ralph by Ralph Lauren, composta por uma linha de roupa feminina para jovens entre 16 a 25 anos.
Inauguração do chique Restaurante RL em uma área adjacente a loja de Chicago, a maior da marca no mundo.
Lançamento do perfume feminino Romance. A versão masculina seria lançada pouco depois.
2000
Lançamento do comércio on-line (
www.polo.com), sendo a primeira marca de luxo americana a disponibilizar este tipo de serviço.
2002
Lançamento do perfume masculino POLO Ralph Lauren Blue, sinônimo de “sensação azul cristalina” para o jovem urbano.
2003
Lançamento do perfume feminino Ralph Lauren Blue, uma fragrância fresca e sexy, consolidando a sua assinatura no mercado feminino de perfumes.
2004
Lançamento da marca RUGBY, composta por uma ampla linha de roupa voltada para um público jovem entre 16 e 25 anos. A primeira loja da marca foi inaugurada na cidade de Boston.
2005
Lançamento do perfume Ralph Lauren Black.
2007
Lançamento do POLO Explorer, um perfume amadeirado para um homem aventureiro que está a procura de ousadia e estímulo.
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O gênio por trás da marca
Ralph Lipschitz Lauren nasceu em 14 de outubro de 1939 na cidade Nova York. Décadas depois seu nome passou a ser sinônimo de elegância natural e estilo duradouro. “Minha meta é desenhar de modo a atingir a melhor realidade imaginável”. Com essas palavras, descreve sua busca criativa, mola de seu império internacional. Lauren é daqueles que começaram do nada. O que o pai, um judeu ortodoxo, ganhava como pintor de paredes e de murais, só permitia ao jovem Ralph vestir-se com roupas de segunda mão, refugos de uniformes militares que ele combinava com velhos paletós de tweed, estilo que fazia muito sucesso na classe média do violento bairro do Bronx em Nova York, onde moravam os Lifshitz - pai, mãe, três filhos e uma filha.
Para ajudar nas despesas da casa, ainda enquanto estudava, o futuro estilista trabalhou na área de devolução de peças de uma loja de departamentos. Mais tarde, depois de servir o exército, foi vendedor da Brooks Brothers, loja de moda masculina, durante uma temporada de Natal. Na época, Lauren fazia um curso de administração de empresas, à noite, e quando terminou seu trabalho na loja onde ele tinha vontade de comprar tudo, passou a vender luvas. Mas não demorou a tornar-se o vendedor regional de Nova York para Abe Rivetz, produtor de gravatas de Boston. E aí começou a nascer o seu gosto pela criação de moda. Apesar de viver no mundo da moda, não é dos freqüentadores mais entusiasmados de suas festas, nas quais, ele ironiza, a palavra de ordem é “que-ri-di-nha!”. O que importa, Ralph diz, é o seu trabalho, e não suas performances sociais, fracas, segundo ele, que não tem o que chama de “conversa de coquetel”. O que importa é continuar fazendo sua moda de classe, que permite a ele a melhor definição que tem sobre seu trabalho: “Eu não vendo roupas, ou objetos de casa, eu vendo sonhos”. Dono de um império o estilista se dá ao luxo de ter as casas com as quais sempre sonhou, assim como os carros, uma de suas grandes paixões, e de ter um padrão de vida que combina conforto, privacidade e exclusividade. Conhecido também por suas obras filantrópicas, em 1996 foi agraciado com o prêmio 1º Humanitarian Award, entregue pela princesa Diana. Numa de suas campanhas, arrecadou mais de US$ 2 milhões para pesquisas de câncer de mama e Aids. Por tudo isso, ele é reconhecido internacionalmente não só por seu estilo, mas também por seu caráter benemérito.
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Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação: 1967
● Fundador: Ralph Lauren
● Sede mundial:
New York City, New York
● Proprietário da marca: Polo Ralph Lauren Corporation
● Capital aberto: Sim (1997)
● Chairman & CEO:
Ralph Lauren
● Presidente:
Roger Farah
● Faturamento: US$ 4.88 bilhões (2008)
● Lucro: US$ 419.8 milhões (2008)
● Valor de mercado:
US$ 3.6 bilhões (fevereiro/2009)
● Valor da marca: US$ 3.04 bilhões (2007)
● Lojas:
390
● Presença global:
100 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários:
15.000
● Segmento:
Vestuário
● Principais produtos: Roupas, acessórios, perfumes, artigos para decoração
● Outras marcas: Chaps, Rugby, Club Monaco
● Ícones: O cavalinho de seu logotipo e as camisas pólo
● Website:
www.polo.com
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O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca POLO RALPH LAUREN está avaliada em US$ 3.04 bilhões. A empresa também ocupa a posição de número 528 no ranking da revista FORTUNE 500 (empresas de maior faturamento no mercado americano)
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A marca no mundo
A empresa é proprietária de marcas como POLO, CHAPS, LAUREN e Club MONACO, possuindo 390 lojas próprias (286 nos Estados Unidos e mais 104 espalhadas por 31 países), além de ter seus produtos vendidos em grandes lojas de departamentos e multimarcas ao redor do mundo, empregando 15 mil funcionários. A loja âncora (Flagship Store) mais famosa da marca está localizada na famosa mansão Rhinelander na Madison Avenue em Nova York. A marca ainda possui lojas âncora em Chicago, East Hampton, Londres, Miami, Milão, Palm Beach e Tóquio.
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Você sabia?
O estilista Ralph Lauren controla cerca de 90% da empresa.

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