segunda-feira, 2 de março de 2009

Apple

Apple

Alguém poderia imaginar que uma colorida maçã se tornaria mais famosa que a fruta que representa a cidade de Nova York ou a maçã, que é símbolo dos discos dos Beatles? Com certeza não. Em matéria de maçã como um símbolo, a do fabricante de computadores APPLE talvez seja apenas comparável a de Adão e Eva. Mas o fato é que, quando se fala em símbolo e quando o símbolo é uma maçã, o que hoje nos vem imediatamente à cabeça é a marca APPLE. A marca traduz aos usuários toda a imagem da criatividade, inovação, design e originalidade.
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A história
Tudo começou quando os engenheiros Steven Wozniak e Steve Jobs, que tinham sido colegas de turma no colegial, vislumbraram a possibilidade de desenvolver e comercializar computadores pessoais. Ambos eram interessados em eletrônica. Após a graduação, continuaram amigos e em contato direto, trabalhando em empresas localizadas no Vale do Silício. Jobs trabalhava na Atari e Wozniack na Hewllet-Pachard. Jobs com sua grande visão futurista insistia que ambos, mais Ron Wayne, deveriam tentar vender computadores pessoais. A idéia era desenvolver um microcomputador que pudesse ser menor e bem mais acessível que os modelos desenvolvidos pela lendária PARC. Essa idéia e união resultaram no nascimento da Apple Computer Company em 1° de abril de 1976. O capital inicial da empresa, com sede na garagem da casa dos pais de Steve Jobs, era originário da venda de uma Kombi e de uma calculadora HP. A palavra Apple foi escolhida por três razões: o nome iniciava-se com “A”, portanto apareceria listado na frente da maioria dos competidores; ninguém esperaria uma associação de sentidos de uma maçã com computadores, sendo uma aposta no inusitado; e uma maçã está ligada a uma vida saudável (“an apple a day keeps the doctor away”). Além do mais, a maçã desenhada com faixas era uma alusão à marca listrada da IBM e o pedaço mordido uma clara referência ao pecado bíblico.
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Steve Jobs, não queria somente vencer a concorrência no ramo dos computadores pessoais, mas sim, mudar uma sociedade, criar uma nova perspectiva de vida para uma nova geração que estava por vir. A recém-fundada empresa, resolveu então colocar no mercado o computador batizado de Apple I, criado e desenvolvido por Wozniack. Porém, os hobistas não levaram o Apple I, vendido por US$ 666.66, a sério e os computadores só decolaram em 1977, quando o Apple II foi apresentado em uma feira de informática. Primeiro computador a ter o CPU feito de plástico e com designers gráficos coloridos, era uma máquina impressionante. Em meados de 1978, o lançamento do Apple Disk II, o floppy drive mais barato da época, fizeram as vendas da empresa dispararem. Com o aumento das vendas, veio também um aumento significativo da empresa e pôr volta de 1980, quando o Apple III foi lançado, começaram a vender seus computadores para o exterior. No afã de dar continuidade à revolução que iniciou, Jobs cometeu o que talvez tenha sido seu primeiro erro: mandou seus projetistas eliminarem a ventoinha do Apple III, o que resultou na necessidade de substituir milhares de unidades danificadas por superaquecimento. Três anos mais tarde, seria lançada uma versão revisada do Apple III, mas a imagem da máquina já tinha sido irremediavelmente arranhada pela falha de projeto do modelo anterior. Em 1981 as coisas começaram a se complicar. Primeiro, o mercado ficou saturado dificultando as vendas. Depois, Wozniack sofreu um acidente aéreo ficando ausente da empresa e Steve Jobs assumiu o controle. E para complicar o fracasso do computador Lisa. Era o início de uma grande crise, que culminaria com a saída, e depois volta em 1996, de Steve Jobs da empresa.
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Nem o estrondoso lançamento do Macintosh em 1984 foi capaz de contê-la. Em meados da década de 90, quase a beira da falência, a APPLE começaria a lançar dezenas de produtos e programas, dentre eles o iMac, o iBook, e mais recentemente o iPod, que revolucionariam o mundo dos computadores e acabariam com as inúmeras crises por qual a empresa passou. Durante toda sua história a APPLE sempre foi pioneira ao lançar produtos revolucionários como a impressora laser PostScript; o Desktop Publishing; a Universal Serial Bus, popularmente conhecida como entrada USB que substituiu diversas outras, se tornando um padrão mundial, e atualmente usada em Pen Drives e MP3 Players; os primeiros laptops com mouse de série e teclados externos (série PowerBook 100, introduzidos em 1991); o abandono do leitor de disquetes (iMac original, introduzido em 1998); o primeiro computador disponível comercialmente a se basear principalmente no USB para a conexão de periféricos (iMac original, introduzido em 1998); e o primeiro laptop com monitor de tela larga (PowerBook G4, introduzido em 2000).
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Em junho de 2005, Steve Jobs surpreendeu o mundo da informática ao anunciar que a APPLE estava trocando os processadores PowerPC de seus computadores por processadores da marca Intel. Os primeiros modelos de Macintosh equipados com chips da Intel apareceram à venda no começo do ano seguinte: o MacBook Pro e o iMac, ambos equipados com o processador Intel Core Duo. A frase de campanha comercial para os novos modelos, bastante provocativa, era: “O que um chip Intel faria dentro de um Mac? Muito mais do que já fez em qualquer PC”. Com o lançamento de dois novos produtos, o Apple TV e o iPhone, durante a MacWorld 2007, a APPLE anunciou a mudança do seu nome de Apple Computers Inc. para Apple Inc. Esta mudança ocorreu principalmente pelo novo posicionamento mercadológico que a empresa passou a adotar. A empresa, com estes dois novos produtos, e juntamente com o iPod e seus computadores, passa a atuar não somente no mercado de computadores mas também no mercado de eletrônicos.
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A linha do tempo
1983

LISA. Primeiro computador com interface gráfica, conhecida como GUI, o que mudava para sempre o mundo dos computadores. Era a primeira vez que uma máquina podia ser usada por qualquer um, sem linguagem especial, pois a operação era feita através de menus e comandos simples. Outra inovação era o mouse. Mas seu alto preço (US$ 10.000) não empolgou o público.
1984
MACINTOSH. Primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica amigável com um sistema operacional revolucionário. Somente em 2007 foram vendidos cerca de 7 milhões de computaores.
1989
MACINTOSH PORTABLE. Primeiro modelo portátil da marca. Pesando 7.2 kg e desajeitado devido ao seu tamanho, o modelo era considerado mais uma “mala” do que um portátil.
1990
MAC OS. Um sistema operacional próprio, lançado depois da batalha com a Microsoft, em virtude do sistema operacional Windows.
1991
QUICKTIME. Primeiro player criado para computadores. Era um poderoso software de multimídia capaz de reproduzir arquivos de vídeo, som, animação e música de vários formatos.
POWERBOOK 100. A nova geração do Macintosh portátil, vendido inicialmente por US$ 2.500. Este computador ajudou a solidificar a reputação da APPLE em produzir desktops e laptops de qualidade.
1993
NEWTON MESSAGE PAD. Primeiro assistente pessoal digital (PDA, na sigla em inglês) com tela sensível ao toque (touch screen), que surgia para destronar os modelos da IBM e da Palm. Seu sistema inovador de reconhecimento de escrita, contudo, ficou só na promessa: o aparelho registrava os caracteres errados. Apesar de ter sido um fracasso comercial, o Newton estabeleceu a base de uma nova categoria que foi a precursora e inspiradora de aparelhos como o BlackBerry, o Palm Pilot e o Pocket PC.
1994
QUICKTAKE. Uma das primeiras câmeras digitais voltadas para o consumidor doméstico foi um tremendo fracasso comercial. Ficou no mercado durante 3 anos.
1997
POWERMAC G3 e o POWERBOOK G3. Linha de computadores e notebooks mais rápidos da época, desenvolvidos para profissionais de computação gráfica. Esses computadores eram baseados em uma nova série de processadores.
1998
iMAC. Sem disquetes (apenas CD), com entradas USB (primeiro computador a oferecer isso), design inovador, e várias opções de cores, tornou-se um ícone pop e ganhou o título de computador pessoal que mais vendeu em seu lançamento. Era chamado de "a segunda revolução" dos PCs.
1999
iBOOK. A versão portátil do iMac, que acumulou 140.000 pedidos de compra antes mesmo de seu lançamento oficial nas lojas.
POWERMAC G4, computador voltado para profissionais de publicidade e designers.
2001
iPOD. Em meio ao boom da música digital na Internet, a empresa cria um tocador portátil de arquivos MP3 e comemora mais um sucesso instantâneo de vendas. Este primeiro modelo era compatível apenas com os computadores Macintosh, tinha capacidade de 5GB e chegou às lojas dos Estados Unidos por US$ 399. Nos dois primeiros meses o tocador vendeu 125 mil unidades. Com capacidade para guardar mil músicas e fazer seleções personalizadas, dominaria o mercado, tornando-se o Walkman da geração digital.
iTUNES. Melhor player de música já criado, foi desenvolvido para reproduzir e organizar arquivos de música e vídeo digitais. Pelo iTunes também seria possível fazer compras de canções e vídeos na iTunes Store e carregar arquivos para iPod.
MAC OS X. Grande evolução de estética e usabilidade do seu sistema operacional, abandonando de vez o MAC OS passando a utilizar um sistema operacional muito mais avançado e eficiente. Está em todas as máquinas da empresa e é o sistema base do iPhone.
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2002
iMAC LCD. Enquanto fabricantes do mundo todo copiavam ou adaptavam o design surpreendente do primeiro iMac, a empresa dava um passo à frente com a nova versão da máquina. Similar a um abajur, com uma tela de cristal líquido presa a uma haste móvel, o novo iMac era o primeiro computador-objeto de decoração.
2003
iTUNES STORE. Maior acervo de música digital legalizado do mundo, foi criado para venda de músicas, clipes, álbuns, seriados e até filmes para iPod pela Internet. Uma resposta da APPLE para a disputa entre as gravadoras e os usuários de sistemas de downloads de músicas. Vendendo canções avulsas de forma eficiente e relativamente barata pela Internet, o novo sistema inaugurou o futuro da indústria musical. Milhões de músicas são comercializadas em meses. Atualmente os arquivos de música custam US$ 0.99; jogos por US$ 4.99; US$ 1.99 por episódio de seriado; enquanto o preço dos filmes varia de US$ 9.99 a US$ 14.99. Desde seu lançamento vendeu mais de 6 bilhões de músicas. A empresa vende sete em cada dez arquivos de música comercializados legalmente. Em abril de 2008, a iTunes Store ultrapassou o Walmart e tornou-se a maior vendedora de músicas do mundo.
SAFARI. Navegador de Internet introduzido pela APPLE junto com seu sistema operacional MAC OS X no dia 7 de janeiro.
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2004
iPOD MINI. A versão menor do iPod original. Foi descontinuado em 7 de setembro de 2005, sendo substituído pelo iPod Nano.
iPOD PHOTO. Apresentava uma tela colorida com capacidade de armazenar e exibir imagens (JPEG, BMP, GIF, TIFF e PNG) e executar música por até 15 horas. Lançado originalmente em versões de 40GB e 60GB. Em 2005 este aparelho se fundiria com a linha iPod.
G4 CUBE. Um computador com design extremamente moderno, mas que não decolou por ser mais caro dos que os demais modelos da APPLE. Esteve à venda por apenas um ano.
2005
iPOD NANO. Um aparelho com design mais fino, que viria a substituir o iPod Mini. Lançado em cinco cores cheias de estilo, display mais brilhante, com capacidade de 2GB, 4GB e 8GB. A maior novidade em relação ao seu antecessor era a substituição do HD por memória flash, o que fez com que o tamanho e o peso fossem drasticamente reduzidos.
iPOD SHUFFLE. Versão mais simples do iPod, foi criado com o intuito de ser menor, mais leve e mais barato. Além de não contar com um visor e com um Click Wheel, também não utilizava um HD.
MAC MINI. Menor computador desktop vendido pela APPLE, foi desenvolvido com o objetivo de atrair proprietários de computadores Windows, iPods, modelos mais antigos de Macintosh, e qualquer um que se interessasse por um computador pessoal pequeno e fácil de usar. Foi anunciado na Macworld Conference & Expo do dia 11 de janeiro. Dois modelos foram lançados nos Estados Unidos no dia 22 de janeiro. Versões ligeiramente melhoradas foram lançadas no dia 26 de julho. Modelos atualizados com processadores Intel Core foram lançados no ano seguinte.
2006
MACBOOK. Computador portátil, sucessor do iBook, possuía melhoramentos significativos como tela Wide Screen e os processadores Intel Core Duo que melhoraram a confiabilidade, velocidade e, principalmente, o consumo de energia em relação ao antecessor.
2007
iPHONE. Um telefone celular com funções de tocador de áudio, câmera digital e internet. A navegação é feita através de sua tela sensível a múltiplos toques (multitouch). Destaca-se ainda pela utilização de uma versão “enxuta” do sistema operacional OS X. Outra característica da interface é a fluidez dos movimentos e trocas de telas. No dia 10 de janeiro, que mais parecia final da Copa do Mundo, nas lojas da APPLE, milhares de fãs se aglomeravam em frente aos monitores de televisão para ver o presidente da empresa, Steve Jobs, anunciar o iPhone seis meses antes de ser lançado no mercado. Poucas horas depois do anúncio, os papéis da empresa na bolsa subiram 8.3% deixando a APPLE US$ 6 bilhões mais rica. Em seis meses foram vendidos 4 milhões de aparelhos.
MAC OS X LEOPARD. No dia 26 de outubro a nova versão do sistema operacional da marca chegou as lojas dos Estados Unidos. Os novos recursos incluem um sistema de backup de arquivos conhecido como “Time Machine”, melhoras nos sistemas de email e mensagens instantâneas, a capacidade de visualizar documentos ou arquivos sem abrir um programa separado, e acesso rápido a outros computadores em uma rede doméstica ou de escritório. O Leopard é a sexta versão do sistema operacional da APPLE em seis anos, um feito que a empresa não perde tempo em contrastar com a prática da Microsoft, que levou mais de cinco anos para lançar uma nova versão do Windows. O sistema operacional vendeu mais de 5 milhões de cópias desde seu lançamento.
2008
Apresentação em janeiro do MAC BOOK AIR, o mais delgado, leve e irresistível computador portátil da história, com apenas 1.9 centímetros de espessura, pesando 1.36 quilos e tela de 13,3 polegadas. O novo laptop conta ainda com uma câmera embutida iSight e não incluiu leitor ou gravador de CD ou DVD, mostrando que a APPLE aposta na transmissão de dados sem fio. O produto foi apresentado na MACWORLD por Steve Jobs que fez questão de tirá-lo de dentro de um envelope ofício para reforçar suas proporções.
Lançamento, em junho, da nova geração de iPhone chamada 3G. O iPhone 3G é mais fino e maior, além de ser vendido nas cores brancas e pretas. Nele também foi implantado alguns novos aplicativos, como o GPS e ferramentas para blogueiros. O aparelho começou a ser vendido no dia 11 de julho em 22 países (o Brasil não está incluido) ao preço de US$ 199 para o modelo com 8 GB de memória, o equivalente a um terço do preço inicial da versão anterior.
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Uma lenda chamada MacintoshAs bases do projeto Macintosh surgiram no início de 1979 com Jef Raskin, que idealizou um computador fácil de utilizar e barato para o grande público. Em dezembro foi autorizado a iniciar o projeto e começou a procurar um engenheiro capaz de construir o primeiro protótipo. Bill Atkinson, membro do projeto Lisa, apresentou-o a Burrell Smith, um técnico que acabara de ser contratado naquele ano. O primeiro protótipo obedecia às especificações de Jef Raskin: tinha 64 KB de memória, utilizava o lento microprocessador 6805E da Motorola e tinha um monitor de 256 x 256 pixels em preto e branco. Esta máquina utilizava menos controladores de memória que o Lisa, tornando sua fabricação bem mais barata. O projeto inovador do Macintosh atraiu a atenção de Steve Jobs que deixou o projeto Lisa para se concentrar no Macintosh.
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Em janeiro de 1981, assumiu a direção do projeto, forçando Jef Raskin a deixar o mesmo. O nome Macintosh derivava de um tipo de maçã. O computador foi apresentado, de forma estrondosa, ao público em 22 de janeiro de 1984, durante o intervalo do Super Bowl (final do campeonato de futebol americano profissional), evento esportivo de maior audiência nos Estados Unidos, e que possui os 30 segundos mais caros da publicidade mundial. O célebre comercial, intitulado de “1984”, dirigido por Ridley Scott e apresentado uma única vez, foi considerado um dos melhores na história da propaganda mundial. O Macintosh chegou as lojas com um preço de US$ 2.495. O comercial pode ser assistido clicando no ícone abaixo.

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Inicialmente as vendas foram boas, mais de 50 mil unidades nos primeiros 100 dias, porém no natal desse mesmo ano, não se sustentaram devido a alguns problemas que o computador apresentava como a memória RAM e a conectividade do disco rígido. Apesar desses problemas, o Macintosh possuía um sistema operacional revolucionário, de uso fácil e intuitivo, utilizando nomes como “lata de lixo” e “notas” em substituição aos complicados comandos dos computadores antigos. O Macintosh foi o primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica (GUI), na época um desenvolvimento revolucionário. Foi com o Macintosh que o mercado descobriu o desktop publishing, a arte de permitir ao próprio usuário, em casa ou no escritório, criar e editar em ambiente gráfico suas próprias cartas e material impresso com qualidade até então só disponível nas gráficas. A primeira campanha de marketing do Macintosh, chamada de “Test Drive a Mac”, foi introduzida no mercado em dezembro, onde celebridades como Mick Jagger, Michael Jackson e Andy Warhol foram presenteadas com um Macintosh.
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Apple Store
No dia 19 de maio de 2001, a APPLE inaugurava suas duas primeiras lojas de varejo, chamadas Apple Store, uma na cidade de McLean, Virginia, e outra em Glendale, Califórnia. A loja tinha design moderno, limpo, espaçoso e inovador, onde os consumidores podiam saber tudo sobre Macinstosh e iPod. O sucesso foi tanto que outras 25 unidades abriram pelo país. Em 2004 inaugurava uma unidade em Londres, primeira loja no continente europeu. A loja mais espetacular foi inaugurada em 19 de maio de 2006 na badalada 5ª Avenida no coração de Nova York. Como toda criação da empresa, a loja, que custou cerca de US$ 9 milhões, tinha visual inovador. Sua entrada era situada em um cubo de vidro de quase 10 metros de altura, decorado com a imagem prateada da maçã, o que lhe rendeu o apelido de "Cubo de Stebe Jobs". Inteiramente montada no subterrâneo de Manhattan - eram mais de dois mil m² construídos no subsolo - oferecia mais de 100 computadores Macintosh e 200 iPods para serem experimentados antes da compra, bem como o maior sortimento de acessórios dentre todas as suas lojas no mundo. Com cerca de 300 funcionários, a loja possuía também a maior das equipes de atendimento, com Mac Specialists, Mac Geniuses e Mac Creatives para oferecer suporte pessoal, orientação e trabalho em projetos criativos gratuitamente a qualquer hora do dia ou da noite, já que a loja funciona 24 horas por dia. O sucesso dessas lojas se espalhou, chegando ao Canadá, ao Japão e a Itália. Atualmente a rede conta com 247 unidades e, em 2008, em 2008 superou os US$ 6 bilhões em faturamento.
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Infinite Loop
A sede da APPLE está localizada em Cupertino, mais ou menos 70km de San Francisco, em pleno Vale do Silício (Silicon Valley para os íntimos), no endereço mais famoso da cidade: 1, Infinity Loop Driveway. A cidade é basicamente a própria APPLE. O enorme campus é formado por vários prédios baixos com seus vidros verdes como uma universidade. Todos os prédios da rua pertencem à empresa, e cada um possui um número de um dígito como endereço, sendo o endereço oficial da APPLE 1 Infinite Loop. Infelizmente, a sede é um dos locais mais bem guardados da cidade, impedindo visitas ou tours programados. O consolo é a loja da APPLE, onde se pode encontrar diversos produtos com o logo da marca (é a única loja que vende estes produtos), além de computadores, iPods, iPhones e acessórios.
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Think Diffrent
A APPLE, que iniciou na década de 70 a revolução dos computadores pessoais, vinha perdendo grande parte desse mercado nos últimos anos. Com uma série de produtos inovadores, e campanhas publicitárias geniais, a empresa começou a recuperar parte do mercado que havia perdido. Em 28 de setembro de 1997 durante a pré-estréia do filme “Toy Story”, foi apresentada a campanha Think Different. Com peças impressas, mídia externa (outdoors, pinturas de parede, tetos de ônibus e pôsteres), e um comercial de 1 minuto, a campanha celebrava figuras históricas que mudaram o mundo por pensarem de maneira diferente como Albert Einstein, Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Jr., Pablo Picasso, Maria Callas, Thomas Edson, Miles Davis, Jim Henson, Ted Turner, John Lenon & Yoko Ono, Frank Sinatra e Muhammad Ali, entre outros, exemplificando por que as pessoas deveriam ter um Macintosh. Uma homenagem a gênios criativos que nos servem de inspiração hoje.
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È uma versão reduzida do texto abaixo que o ator Richard Dreyfuss narrou no anúncio para televisão, enquanto cenas em preto e branco de gênios da história apareciam.

Here’s to the Crazy Ones. The misfits.The rebels. The troublemakers. The round pegs in the square holes.
The ones who see things differently.They’re not fond of rules. And they have no respect for the status quo.You can praise them, disagree with them, quote them,disbelieve them, glorify or vilify them.
About the only thing that you can’t do, is ignore them. Because they change things.They invent. They imagine. They heal.They explore. They create. They inspire.
They push the human race forward. Maybe they have to be crazy.How else can you stare at an empty canvas and see a work of art? Or, sit in silence and hear a song that hasn’t been written?
Or, gaze at a red planet and see a laboratory on wheels?We make tools for these kinds of people.While some may see them as the crazy ones, we see genius.Because the ones who are crazy enough to think that they can change the world, are the ones who do.
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O sucesso foi enorme e começava ali o renascimento da APPLE como marca. As pessoas que eram fiéis a marca foram resgatadas, levando consigo milhões de novos seguidores. Os criativos da TBWA Chiat/Day, agência que criou a campanha, disseram, em entrevista, que nunca poderiam produzir esses anúncios para o Macintosh, com a rapidez que foram produzidos, sem a própria tecnologia Macintosh. Clique no ícone abaixo para assistir ao filme.
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A evolução visual
O logotipo original da APPLE, desenhado por Ron Wayne, mostrava Isaac Newton embaixo de uma árvore de maçã. Devido a complexidade e dificuldade de ser reproduzido em vários tamanhos, Steve Jobs contratou Rob Janoff, em 1976, para redesenhar o logotipo. O resultado foi o surgimento do famoso logotipo representado por uma maçã colorida com uma mordida, relacionando a marca com a história bíblica de Adão e Eva. Em 1999, o logotipo assumiu várias cores para acompanhar as cores do iMac. O logotipo atual adotou uma cor cinza cromada, passando uma imagem de tecnologia e sobriedade.
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Os slogans
1984:
The computer for the rest of us.
1986:
Changing the world — one person at a time.
1988:
The power to be your best.
1997: Think different.
2001:
Rip, mix, burn. (iTunes)
2004:
10,000 songs in your pocket. (iPod)
2004: From the creators of iPod. (iMac)
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O Gênio por trás da marca
Steven Paul Jobs é o garoto-propaganda dos sonhos de qualquer marketeiro. Ele personifica como poucos os conceitos de arrojo e genialidade. Tanto que Jobs é o responsável por anunciar pessoalmente cada lançamento da APPLE. Considerado uma espécie de pop-star corporativo do mundo dos negócios, ele nasceu no dia 24 de fevereiro de 1955 em San Francisco, filho biológico de Joanne Carole Schieble e Syrian Abdulfattah John Jandali, e criado pelos pais adotivos, Paul e Clara Jobs. Não era um aluno aplicado, achava a escola chata e isolava-se freqüentemente dos colegas. Influenciado pela profissão do pai, mecânico de um laboratório de física, começou, desde muito novo, a se interessar por máquinas e pelo seu funcionamento. Embora tenha abandonado a universidade no primeiro ano, comparecia a palestras técnicas na Hewlett-Packard. Foi nessa época, início dos anos 70, que iniciou a parceria com Steve Wozniak, seu amigo de colegial, com um capital de US$ 1.300. Porém com poucos recursos, tiveram de recorrer à garagem do pai de Jobs para instalar a sua pequena oficina. Para financiar os primeiros 50 circuitos do computador Apple I, Jobs teve de vender o seu carro Volkswagen e Wozniak a sua calculadora programável. Era o começo de um embrião que se chamaria APPLE. Considerado o “Pai do Macintosh”, computador revolucionário que preconizou todos os futuros PCs depois de 1984, foi forçado a deixar a empresa, em 1985, pelo conselho de administração, e fundou a NeXT, uma empresa dedicada a soluções informáticas para a educação e o setor empresarial. Sua forte personalidade não deixou que ficasse quieto. Em 1986, comprou a divisão de animação gráfica da LucasFilm, e fundou a PIXAR, que anos mais tarde ficou famosa por uma nova linguagem de animação 3D para curtas e longas metragens.
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Em 1996 retornou para a APPLE, que estava em uma situação financeira frágil. Sob sua orientação, a APPLE aumentou suas vendas significativamente depois de inovações como o iMac, iPod e o iPhone. Para se ter uma idéia do que Steve Jobs é capaz de fazer, basta assistir ou acompanhar as palestras emblemáticas (Keynotes) anuais, que ele comanda na MacWorld (feira oficial da APPLE), quando lança suas tão esperadas idéias. Tais apresentações são marcadas pela sua maneira de se apresentar, sempre de camisa preta, jeans e tênis New Balance modelo 991. Tudo muito “cool” como dizem os americanos. A APPLE não seria a mesma sem Steve Jobs. Em 2006, a Walt Disney comprou a Pixar e tornou Steve Jobs o maior acionista individual da empresa, onde ocupa também o cargo de conselheiro executivo. A rivalidade dele com Bill Gates, presidente e dono da Microsoft, já é elemento cultural do setor. Essa disputa pode ser conferida no filme produzido pelo canal de TV a cabo TNT, “Pirates of Silicon Valley”, que aborda a biografia deles e das suas empresas. Steve Jobs anunciou no dia 14 de janeiro de 2008 que estava saindo de licença médica até o final de junho. O executivo disse, por e-mail, a funcionários da empresa que seus problemas de saúde são mais complexos do que ele pensava. Steve Jobs também indicou a pessoa que assumirá os negócios durante sua licença: Tim Cook, atual diretor-chefe de operações da APPLE.
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Dados corporativos
● Origem:
Estados Unidos
● Fundação: 1 de abril de 1976
● Fundador:
Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne
● Sede mundial: Cupertino, California (1 Infinity Loop)
● Proprietário da marca: Apple Inc.
● Capital aberto:
Sim (1979)
● CEO:
Steve Jobs (afastado por motivos de saúde)
● CEO interino:
Tim Cook
● Faturamento: US$ 32.47 bilhões (2008)
● Lucro: US$ 4.83 bilhões (2008)
● Valor de mercado:
US$ 73.3 bilhões (janeiro/2009)
● Valor da marca:
US$ 13.72 bilhões (2008)
● Lojas:
247 (Apple Stores)
● Presença global:
+ 120 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários:
21.600
● Segmento:
Eletrônicos
● Principais produtos: iPod, iPhone, iTunes, Quicktime, iMac e Macbook
● Ícones: Steve Jobs, Macintosh, criatividade e design, a maçã, Apple store New York
● Slogan:
Think Different.
● Website:
www.apple.com
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O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca APPLE está avaliada em US$ 13.72 bilhões, ocupando a posição de número 24 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. A empresa também ocupa a posição de número 103 no ranking da revista FORTUNE 500 (empresas de maior faturamento no mercado americano).
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A marca no mundo
A mais criativa e inovadora empresa do mundo está presente em mais de 100 países, contando com 204 lojas próprias localizadas, em sua grande maioria, nos Estados Unidos, além de unidades na Inglaterra, Canadá, Japão e Itália. Seu faturamento chega próximo aos US$ 32.5 bilhões. O sucesso da marca pode ser traduzido em números: O iTunes, com mais de 4 milhões de títulos musicais, 250 filmes, 350 programas de TV e mais de 100.000 podcasts, já vendeu mais de 6 bilhões de músicas, mais de 60 milhões de programas de TV e 1.5 milhões de filmes, desde sua inauguração; o iPod, que detém cerca de 70% do mercado, já vendeu mais de 130 milhões de unidades desde seu lançamento; as vendas nas 247 Apple Stores, onde já passaram quase 195 milhões de pessoas, chegam aos US$ 6 bilhões anualmente. A APPLE nunca foi tão rica e poderosa.
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Você sabia?
Embora atualmente a APPLE ainda detenha exíguos 3.2% do mercado mundial de computadores, analistas dizem que seu atual sistema operacional, MAC OS X, representa, pela primeira vez, uma ameaça real ao poderoso Windows da Microsoft.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

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